quinta-feira, dezembro 22, 2011

Rock N Road - Overkill

Overkill é uma banda de Trash/Speed Metal formado em Nova York em meados de 1982. A banda conseguiu se tornar uma referência do trash oitentista devido a velocidade de suas guitarras e a famosa voz aguda do vocalista Bobby Ellsworth.

O Overkill logo depois da explosão do heavy e thrash da Bay Area de São Francisco. Formado por Bobby "Blitz" Ellsworth no vocal, Dan Spitz na guitarra, D.D.Verni no baixo e Rat Skates na bateria, teve seu nome inspirado na música Overkill do Motörhead. Tem como marca registrada muito senso de humor e, cada álbum traz uma piada da banda, muitas vezes sutil.

Antes de lançarem o primeiro álbum, a banda já havia gravado a demo Power In Black (82), no ano seguinte Dan Spitz é chamado pelo Anthrax e Bobby Gustafson entra em seu lugar. É então lançado o primeiro álbum da banda, Feel The Fire, que apesar da produção de Alex Perialas, (Anthrax, Testament, Nuclear Assault, entre outros) e Jon Zazula (Metallica e Anthrax), contou com pouca qualidade técnica da Mega Force Records (Anthrax, Metallica, Testament, Exciter, Manowar, Mercyful Fate).

A Atlantic Records assina parceria com a Mega Force e investe mais na banda de um modo geral. As gravações ficam melhores em Taking Over, o segundo trabalho do Overkill, que sai em 1987. Dela são gravadas 4 faixas ao vivo: Rotten to the Core, HammerHead, Electro-Violence e Use Your Head, mais a inédita Fuck You, gravada no Phantasy Theatre (Cleveland), em junho, que vão para o EP Fuck You. A capa era a foto de um dedo médio levantado e gerou muita polêmica até ser censurado e a gravadora obrigada a lançá-lo com uma embalagem de plástico fosco. Como em todo trabalho do Overkill, a piada aqui é a música You Are My Sunshine tocada no meio de Rotten To The Core.


No final da tour de Tanking Over, o baterista Rat Skates deixa a banda e em seu lugar entra Sid Falck. Em 1988 é lançado Under the Influence que vendeu mais de 300mil cópias no mundo e, apesar disso, é considerado um dos piores álbuns da banda. No ano seguinte, Overkill lança o álbum The Years of Decay, com um peso maior e tematica mais ocultista e sombria. Nessa época sai o guitarrista Bobby Gustafson e para seu lugar entra Merrit Gant e Rob Cannavino. Esse último era um respeitado roadie da época.

Em 1991 a banda grava um dos melhores álbuns da carreira, Horrorscope. Com arranjos melhores e som mais trabalhado, se tornou um clássico do thrash metal. A curiosidade aqui é a cover de Frankenstein. Quando a banda começa a alcançar sucesso internacional, seu baterista, Sid Falck, sofre um acidente de carro deixando a banda. Tim Mallere (ex-M.O.D.) preenche sua vaga.

Depois de um tempo para a banda fazer tour e se adaptar ao novo baterista, sai I Hear Black em 1993 com o novo produtor Alex Perialas, que é apontado como responsável por tirar parte da cadência e da energia da banda no álbum. Em 1994 a banda resolve voltar ao som mais antigo e produz sozinhos, veio o álbum W.F.O (Wide Fucking Open).


Para comemorar o aniversário de 10 anos da banda, é lançado em outubro de 1995 Wrecking Your Neck, gravado ao vivo em um show de Cleveland. No ano seguinte, um relançamento com faixas ao vivo é lançado: Fuck You and Then Some trazendo Hole in the Sky, cover do Black Sabbath e outros bônus. Nesse mesmo ano, Merrit Gant e Rob Cannavino deixam o Ovekill, e a banda contrata dois novos guitarristas: Joe Comeau e Sebastian Marino.

Com nova formação, o álbum seguinte é produzido novamente pela própria banda. The Killing Kind é lançado em 1996 e é considerado um dos álbuns de melhor produção que eles já tiveram. Durante o ano de 1997, álem da tour de seu último CD, participaram de um tributo a Judas Priest com a música Tyrant, e ao final do ano, ainda conseguiram tempo pra lançar o álbum From the Underground and Below.

O próximo álbum de estúdio, Necroshine, é lançado em fevereiro de 1999 e, logo depois, em outubro é a vez de Coverkill, um álbum somente de covers muito curioso pela diversidade de estilos. Entre os covers estão Black Sabbath, Deep Purple, Kiss, Manowar, Jethro Tull, Sex Pistols e claro, Motorhead.

Novos problemas com os guitarristas acontecem na banda e, Dave Linsk e Derek Tailer são contratados, permancendo até os dias atuais. Com essa formação, é lançado o CD Bloodletting em 2000. Em novembro do mesmo ano a banda inicia uma tour pela europa como convidado especial da Halford's Resurrection world tour.


Depois de uma pausa, o Overkill ressurge em 2002 com Wrecking Everything, seu segundo álbum ao vivo, gravado no Teatro Paramount em Nova Jersey. A mesma ocasião foi utilizado para gravar, pela primeira vez, um DVD, o Wrecking Everything – An Evening in Asbury Park, também lançado em 2002. No final daquele ano, Overkill entra em estúdio para gravar seu próximo álbum, Killbox 13, produzido pela banda e por Colin Richardson e lançado em março de 2003. O álbum foi aclamado pela crítica, pois combinava um som mais moderno com o ritmo do início da carreira da banda.

No final de 2004, após uma turnê japonesa com Death Angel e Flotsam And Jetsam, a banda começou a trabalhar em outro álbum no seu próprio estúdio de gravação. O álbum, ReliXIV, foi produzido e mixado pela própria banda e lançado em março de 2005. Após dois aos em turnê, o Overkill lança seu 15º álbum de estúdio, Immortalis, em outubro de 2007 com a participação do vocalista do Lamb Of God, Randy Blythe, na música Skull and Bones.

Em 2009, foi revelado que o Overkill fechou um contrato com a Nuclear Blast Records. O próximo álbum, Ironbound, uma verdadeira obra de thrash metal, teve seu lançamento em janeiro de 2010. O Overkill, contemporâneo de Exodus, Testament, Voivod, Sacred Reich e Death Angel, ficou conhecido principalmente por sua técnica e alta velocidade. É hoje uma das poucas bandas que ainda mantém o thrash metal puro e cadenciado com a essência das bandas dos anos 1980.

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