quinta-feira, dezembro 15, 2011

Rock N Road - Stratovarius

Hoje com vocês um dos grandes nomes do metal melódico, Stratovarius! Formada em 84, a banda finlandesa percorreu um vasto caminho até os dias de hoje estando ao lado de bandas como Helloween, Gammar Ray,Blind Guardian, entre outras.

Precursor das grandes bandas finlandesas, o Stratovarius começou sob o nome de Black Water e fundada pelos membros Tuomo Lassila, Staffan Stråhlman, and John Vihervä. No ano seguinte o nome foi mudado para Stratovarius, uma combinação de Stratocaster com Stradivarius, e Timo Tolkki entrou na banda como vocalista e guitarrista no lugar de Stråhlman. Somente três anos depois, em 88, a banda lançou dois singles e em 89 o primeiro álbum de estúdio, Fright Night.

Em 91, seria lançado o segundo álbum que inicialmente se chamaria Stratovarius II mas acabou sendo lançado somente em 92 com o nome de Twilight Time. Nesse álbum, Tolkki toca tanto baixo quanto guitarra nas gravações em todas as faixas. Depois do lançamento Behm foi despedido é substítuido por Jari Kainulainen. Em 1994 veio Dreamspace, o terceiro álbum e último que segue o estilo dos primeiros lançamentos, isso porque Tolkki saiu da posição de vocal e o grupo assim assumi um estilo neo-clássico/ sinfônico o que deu fama a banda.


Com a vaga nos vocais a banda teve que procurar por alguém disponível, então surgiu Timo Kotipelto, lançando em 95 o primeiro álbum com o novo vocalista, Fourth Dimension. Infeliz com a direção tomada pela banda, Tuomo Lassila decidiu sair assim como Antti Ikonen também, sendo substituídos por Jörg Michael (ex-Rage) na bateria e Jens Johansson (ex-Yngwie Malmsteen) nos teclados. Com a mais recente formação lançaram Episode mostrando a nova vertente sinfônica da banda.

A formação da época foi a mais estável da banda. Em 97 lançaram o sexto álbum de estúdio, Visions que teve uma ótima aceitação do público e dos críticos. No mesmo ano, a banda também gravou Destiny que chegou ao primeiro lugar na mídia finlandesa. Seguindo seu antecessor, lançaram Infinite em 2000, cujo também se destacou na mídia.

Nos anos seguintes lançaram uma compilação de faixas bônus dos álbuns passados e algum material novo em Intermission. Após isso a banda fez uma pausa nas atividades para trabalhar em material novo, nesse meio tempo, Timo Tolkki lançou seu segundo álbum solo e foi convidado no projeto de Tobias Sammet, Avantasia. E, Timo Kotipelto trabalhava em seu projeto paralelo, Kotipelto, lançando o primeiro cd em 2002.


Em 2003, o Stratovarius começou a trabalhar em um novo projeto cuja a ideia seria um álbum duplo, porém resultou em dois lançamentos diferentes, Elements Pt.1 e Elements Pt.2, ambos lançados em 2003. Nesses álbuns contém os trabalhos mais ambiciosos da banda e, apesar de conter canções que agradaram aos ouvintes, foram considerados uma queda na qualidade da banda.

Com o fracasso comercial veio conflitos internos e, em 2004, a banda foi temporariamente separada devido à um problema médico de Timo Tolkki sendo diagnosticado com distúrbio bipolar, internando-se em seguida. Durante esse tempo, Kotipelto seguiu com seu projeto lançando o segundo álbum e começaram a surgir diversos boatos sobre a banda, até mesmo da saída de Kotipelto que seria substituído por uma mulher chamada Katrina K. Com Tolkki restaurado, a banda se reuniu mostrando a farsa dos boatos e começaram a trabalhar no próximo álbum, auto-intitulado Stratovarius, lançado em 2005 que, de novo foi mal recebido pelos fãs sendo criticado pela grande diferença comparado com os antigos trabalhos da banda.

Com mais críticas sobre a banda e sobre Tolkki, a banda enfrentava problemas de relacionamento. Assim, contra a vontade de Tolkki, Jari Kainulainen foi demitido logo depois do lançamento do cd. Kainulainen foi rapiamente substituído por Lauri Porra e, em 2006 a banda começou um novo trabalho que seria chamado de R...R..., porém mais conflitos internos fizeram o projeto desandar. A banda encontrava-se divida: Johansson e Porra apoiando Tolkki de um lado, e Kotipelto e Michael no outro, culminando na saída de Tolkki da banda em 2008.


Como Tolkki era detinha os direitos do nome Stratovarius foi preciso chegar a um acordo para que Tolkki cedesse à Kotipelto, Johansson e Michael o direito de usar o nome Stratovarius e seguir com a banda sem ele. Mais tarde, Tolkki Formou a banda Revolution Rennaisance, usando o título R...R... como ideia do nome da banda e para seu primeiro álbum. Tolkki foi substituído por Matias Kupiainen na guitarra e logo a banda começou a trabalhar no próximo álbum.

Em 2009, foi lançado Polaris que chegou à segunda posição na mídia finlandesa e tendo uma grande aceitação dos fãs. No final de 2010, a banda anunciou a gravação do próximo álbum, que foi promovido com uma turnê conjunta com o mais recente trabalho do Helloween. Como o baterista Jörg Michael foi diagnosticado com câncer, foi temporariamente substituído por Alex Landenburg. Neste ano, a banda lançou Elysium que rapidamente alcançou o topo das paradas finlandesas e está aí mostrando a intensidade do som finlandês. Infelizmente, Jörg Michael anunciou seus planos de sair da banda após a recente turnê, celebrando com uma turnê especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...