quinta-feira, dezembro 29, 2011

Rock N Road - Metallica

Com vocês uma das maiores bandas do mundo, um dos grandes nomes do Thrash, a lenda ainda viva Metallica! Formada no ano de 1981 em Los Angeles, Califórnia, a banda começou quando Lars Ulrich anunciou em um jornal local que procurava músicos que gostassem de metal para jam. Assim responderam James Hetfield e Hugh Tanner, com a formação incompleta Ulrich pediu a Brian Slagel da Metal Blade Records para gravar uma demo para a compilação Metal Massacre.

Para nome da mais nova banda, Ulrich pediu conselho para seu amigo Ron Quintana que estava criando nomes para fanzines, este deu as opções Metal Mania e Metallica (acho que é óbvio qual escolheram né?). Um segundo anúncio foi feito e Dave Mustaine respondeu completando a formação como guitarrista. Em 82, o Metallica gravou sua primeira música: Hit The Lights, para a compilação Metal Massacre I, nela Hetfield tocou baixo e Lloyd Grant recebeu crédito pela autoria do solo de guitarra. Como imprevisto, houve um erro na grafia da banda na compilação, mas conseguiram uma repercussão tão boa que fizeram seu primeiro show ao vivo, agora com um baixista de fato, Ron McGovney.

No ano seguinte, a banda gravou sua primeira demo, No Life 'Til Leather, nome inspirado pelos primeiros cartões de visita de Quintana. Pouco depois da gravação, no final de 82, Ulrich e Hetfield conheceram o baixista Cliff Burton enquanto tocava com a banda Trauma, ambos ficaram impressionados com Cliff e o queriam no Metallica. A princípio, Cliff recusou a oferta mas acabou aceitando eventualmente, substituindo McGovney que fora demitido. Assim vieram o primeiro show e a primeira demo, com a nova formação em 83.

Enfim a banda se mostrou pronta para gravar o primeiro álbum, mas a Metal Blade não pode financiá-los, então que conheceram Johnny Z Zazula que financou a gravação e assinou um contrato do Metallica com a sua gravadora, Megaforce Records. Antes da gravação, Mustaine foi expulso da banda por divergências, abuso de drogas e comportamento agressivo, então Kirk Hammett saiu do Exodus para substituí-lo, começando assim a guerra ocorrida entre Mustaine e o Metallica, onde Mustaine culpava a banda de fazer sucesso com as músicas que compôs, músicas presentes nos primeiros álbuns da banda.

Ainda em 83, em Nova York, o Metallica foi gravar seu primeiro álbum que se chamaria Metal Up Your Ass, mas a gravadora interferiu e mudaram o nome para Kill 'Em All, produzido por Paul Curcio, logo em seguida ao lançamento saíram em turnê com a banda Raven e abriram para o Venom.

No ano seguinte, gravaram o segunda álbum, Ride The Lightning, em Copenhague, Dinamarca. Lançado em 84, o álbum teve uma grande aceitação da mídia e do público. Como curiosidade, uma leva francesa cometeu um erro na impressão da capa que saiu na cor verde, assim poucos desse grupo foram comercializados; hoje em dia a edição é considerada artigo de colecionador. O álbum cedeu créditos a Dave Mustaine pela letra de Ride The Lightning e por parte do instrumental de The Call Of Ktulu.


O sucesso da banda chamou a atenção da Elektra Records, que fechou um contrato em setembro de 84 com o Metallica resultando no relançamento de Kill 'Em All com duas bônus: Am I Evil? (cover de Diamond Head) e Blitzkrieg (cover de Blitzkrieg), músicas que estavam no EP Creeping Death. Em seguida a banda fez sua primeira grande turnê pela Europa e depois pelos Estados Unidos.

Em 86, lançaram o terceiro álbum, Master Of Puppets, gravado no Sweet Silence Studios, foi o primeiro álbum da banda a ganhar um disco de ouro e seis de platina tempos depois. Na sequência a banda abriu shows para Ozzy Osbourne pelos EUA, onde Hetfield quebrou o pulso por andar de skate, assim continuou os shows apenas cantando enquanto o técnico de guitarra John Marshall o substituiu.

Em 27 de setembro de 86, durante a turnê Damage Inc., Cliff Burton faleceu devido a um acidente na estrada em Ljungby, Suécia, o ônibus da turnê deslizou e tombou. A morte de Cliff gerou vários questionamentos sobre o futuro da banda, mas os membros remanescentes da banda seguiram em frente com o trabalho, e com o apoio da família de Cliff foram em busca de um substituto. O corpo de Burton foi cremado e as cinzas lançadas em Maxwell Ranch; na cerimônia tocaram a música Orion do álbum Master of Puppets.

O Metallica seguiu em frente e abriu espaço para audições, numa dia encontraram Les Claypool da banda Primus, que apesar de amigo de infância de Hammett, só não entrou para a banda porque acharam seu estilo muito diferente. Acabou que o posto de baixista foi preenchido por Jason Newsted três semanas após o funeral de Cliff. Em 87, gravaram The $5.98 E.P.: Garage Days Re-Revisited para testar um novo estúdio que eles haviam construído e para mostrar o talento de Newsted.

No ano seguinte foi lançado ...And Justice For All, primeiro álbum desde a morte de Cliff e primeiro da banda a estar entre os dez primeiros da Billboard 200. Apesar das críticas, a banda recebeu uma indicação ao Grammy pelo álbum, mas acabou que inesperadamente a banda Jethro Tull que ganhou com o álbum Crest Of A Knave, resultado que gerou muitas controvérsias e polêmicas. Seguindo o lançamento do álbum, o Metallica lançou seu primeiro videoclipe com a música One, onde foi gravado em um depósito abandonado e cenas do filme Johnny Got His Gun foram remixadas na gravação, o clipe foi mandado para MTV que, apesar da longa duração, foi exibido na íntegra.


Em 91, o Metallica lançou o auto-intitulado Metallica, conhecido como The Black Album, co-produzido por Bob Rock. As sessões para gravar o álbum se tornaram um processo longo e complicado, devido a conflitos internos as gravações se estenderam por mais de um ano e o custo superou um milhão de dólares. Porém o esforço foi recompensado, o álbum foi o lançamento mais bem sucedido da banda e alcançou o topo da Billboard. Como nada é perfeito, o novo estilo exposto no álbum criou diversas críticas dos fãs sobre a banda ter se vendido.

Após quase três anos de turnê, o Metallica começou a trabalhar em seu sexto álbum, Load. O álbum foi lançado em 96, pois em 95 as gravações foram rapidamente interrompidas para uma apresentação de três dias chamada Escape From The Studio Tour 1995, com bandas como Slayer, Skid Row, Slash's Snakepit, entre outras. Inicialmente, Load foi composto para ser um álbum duplo, porém decidiram dividir em dois lançamentos diferentes, originando o álbum ReLoad em 1997. Ambos representando uma grande mudança na banda onde melodias e riffs de heavy metal foram substituídos melodias de blues e guitarra havaiana, consequentemente as vendas foram baixas comparando aos álbum anteriores.

Em 1998, lançaram a compilação Garage Inc., um álbum duplo onde o primeiro cd tinha gravações inéditas de covers de bandas como Killing Joke, The Misfits, Thin Lizzy, Mercyful Fate, Black Sabbath, Nick Cave e Bob Seger; enquanto no segundo cd estava gravações antigas de covers, inclusive o EP The $5.98 E.P.: Garage Days Re-Revisited. No ano seguinte, a banda foi convidada à calçada da fama de San Francisco e foi proclamado o dia 7 de março de 99 como Dia Oficial do Metallica na cidade. Um mês depois, a banda gravou duas apresentações com a Orquestra Sinfônica de San Francisco, dando origem ao cd/ dvd S&M. Nele estão duas músicas inéditas para o evento, No Leaf Clover e Minus Human.


Em 200, começou a polêmica da banda em relação ao compartilhamento de músicas pela internet. Tudo começou com uma versão demo da música I Disappear que seria lançada com o filme Missão Impossível 2 tocando nas rádios. A banda descobriu que a música foi parar no Napster, um programa de compartilhamento peer-to-peer, assim começou uma ação judicial da banda contra o programa por ter violado os direitos autorais, pela utilização ilegal do dispositivo e por praticar atos corruptos. A banda também entrou em ação contra a Universidade de Yale, Universidade do Sul da Califórnia e Universidade de Indiana por não terem bloqueado o programa nos campi.

No ano seguinte foi feito um acordo levando ao bloqueio das contas do Napster, assim a banda não iniciou ações contra indivíduos que tiveram acesso à música. Com o assunto do compartilhamento de músicas pela internet em alta, a banda foi altamente criticada por toda a mídia e pelos seus fãs, o que levou a imagem da banda ao declínio já que suas carreiras começaram pela distribuição de bootlegs de seus shows. Com o tempo, o Metallica deixou esta briga de lado e passou a usar a internet também ao seu favor como vários artistas atualmente.

Em 2001, Newsted deixou a banda em janeiro alegando danos físicos após vários anos com o grupo. Entretanto, entrevistas posteriores com Newsted e os integrantes remanescentes revelaram que o desejo de Newsted de lançar um cd e entrar em turnê com seu projeto paralelo Echobrain, e a resistência intensa de Hetfield à ideia foi a causa primordial da saída do músico. Jason também alegou que não havia espaço para ele compor porque Hetfield impedia. Ainda em 2001, Hetfield entrou em reabilitação devido a alcoolismo e outros vícios, e por quase um ano a banda entrou em hiato. Com a volta do vocalista, a banda voltou lentamente como um trio para a composição e gravação do próximo álbum. A tarefa de tocar baixo nas sessões de gravação foi desempenhada pelo produtor e conhecido da banda Bob Rock. A gravação do álbum foi documentada para o filme Some Kind of Monster.

No início de 2003, seguido da gravação do álbum, o Metallica iniciou audições para a escolha de um substituto para Newsted. Robert Trujillo, anteriormente do Suicidal Tendencies e da banda de Ozzy Osbourne, foi escolhido como novo baixista. Jason Newsted acabou reunindo-se com a banda Voivod em 2002 e também substituindo Robert Trujillo na banda de Ozzy durante a turnê Ozzfest de 2003. Assim, em junho de 2003 foi lançado o oitavo álbum de estúdio do Metallica, St. Anger, estreando na primeira posição da Billboard 200. Intencionalmente seco e bruto, e também quase que desprovido completamente de solos de guitarra, foi seguido de críticas do fãs. Apesar disso, o álbum ganhou o Grammy Award de 2004 para Melhor Desempenho de Metal. Após as turnês Summer Sanitarium Tour 2003 e Madly in Anger with the World divulgando o álbum, a banda entrou em hiato dos concertos e passou a maior parte de 2005 com amigos e família.


Em 2006 a banda anunciou em sua página oficial que após um relacionamento de mais de quinze anos, o produtor musical de longa data Bob Rock não gravaria o próximo álbum de estúdio do Metallica. Então, em 2008, a banda entrou em estúdio para gravar um álbum com o produtor Rick Rubin, que já trabalhou com outras bandas proeminentes de rock e metal como Slayer, Danzig, System of a Down, Slipknot, Red Hot Chili Peppers, Rage Against the Machine e Linkin Park. Em 12 de setembro de 2008 foi lançado Death Magnetic seguido da turnê World Magnetic Tour ; o álbum alcançou o topo em vários países e foi aclamado pela critíca e por boa parte dos fãs.

Desde o último lançamento, o Metallica passou o tempo realizando shows pelo mundo, turnê, festivais, o Big Four; de tantos shows obviamente alguns acabaram se tornando dvds como o realizado no México por três noites: Orgullo, Pasión y Gloria: Tres Noches en la Ciudad de México. Tempos depois, anunciaram também a participação no festival Rock In Rio, onde encerraram os shows do dia 25 de setembro de 2011 com um show memorável para cerca de 100 mil pessoas.

Um pouco antes do grande show no Rock In Rio, a banda anunciou em seu site oficial que trabalhava em um álbum com Lou Reed. E assim foi feito, em outubro foi lançado Lulu, inspirado em duas peças do dramaturgo alemão Frank Wedekind: Earth spirit e Pandora's box. As letras foram originalmente compostas por Lou Reed para uma montagem teatral em Berlim. Devido a enorme diferença de estilos, o cd não teve tanta repercussão entre os fãs e ainda gerando certa polêmica sobre a qualidade do trabalho.


No final de 2011, o Metallica fez uma série de 4 shows em Filmore, Estados Unidos, para comemorar os 30 anos de estrada da banda. A apresentação contou com todos os membros que fizeram parte da banda e ainda estão vivos: Dave Mustaine, Jason Newsted, Ron McGovney, Lloyd Grant (foi o primeiro guitarrista do Metallica antes de Mustaine e de acordo com Lars, este show foi o primeiro onde Grant subiu ao palco com a banda), e também contou com convidados, como as bandas Mercyful Fate, Saxon, Apocalyptica, Diamond Head, Ozzy Osbourne & Geezer Butler, Bob Rock, Jim Breuer e John Bush. Ainda não foi anunciado se haverá lançamento oficial em DVD do evento, caso tenha obviamente será disponibilizado no nosso site junto com os demais shows e documentários, só ficarem atentos.

Para completar, o Metallica também lançou um EP com quatro faixas que foram excluídas do Death Magnetic, chamado Beyond Magnetic, e aguardem pois o grupo possui planos de entrar estúdio para um novo álbum em 2012, para mostrar que uma lenda do metal não morre tão cedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...