terça-feira, dezembro 13, 2011

Rock N Road - Anthrax

Galera da Still in Steel, hoje teremos nossa primeira seção da Rock N Road após as redefinições do blog. A mudança foi boa para nós e vai ser muito melhor para você que acompanha nosso blog. Então sem mais delongas vamos ao que interessa. Apresento-lhes Anthrax.



Anthrax é uma das bandas de Thrash Metal que eu mais admiro, tanto pelo seu passado quanto pelo seu presente. Falar de Anthrax é mergulhar na história do rock e da formação do Thrash metal de como conhecemos. Eles conseguiram grande repercussão na mídia especializada ao combinarem Metal com Hardcore e foram uma das bandas mais importantes daquela época ao lado de grandes nomes do Thrash como Metallica, Megadeth e Slayer.

Anthrax foi fundado em 1981 pelo guitarrista Scott Ian junto com o baixista Dan Lilker. Para os outros instrumentos foram chamados Charlie Benante para bateria, Dan Spitz (ex-Overkill) na outra guitarra e para vocalista, Neil Turbin. Com essa formação gravaram um álbum clássico do Thrash metal chamado de Fistful of Metal. As musicas Deathrider e Soldier of Metal se tornaram grandes clássicos da banda e do estilo promovido por eles.

No ano seguinte ao lançamento de Fistuful of Metal, a banda lança Spreading The Disease já com mudanças de line-up. No vocal, este foi o primeiro disco do mestre Joey Belladonna, um vocalista marcante para banda e público. Na guitarra, a mudança foi a entrada de Frank Bello.

Uma curiosidade deste CD foi a gravação do clipe de “Madhouse” um hino da banda. Seu videoclipe foi praticamente proibido de ser vinculado na Europa simplesmente por mostrar b banda pulando feitos loucos. Nesse momento já estava nascendo o famoso preconceito que todos possuem pelos rockeiros.


O terceiro álbum da banda, Among the Living, saiu em 1987. Dedicado a Cliff Burton, falecido guitarrista do Metallica, este álbum é considerado o melhor da banda sendo as musicas Among the Living, Caught in a Mosh e I Am The Law obrigatórias em shows até os dias de hoje. O CD conta também com Indians, uma letra que fala da caçada realizada pelos americanos colonizadores contra seus índios.

No início dos anos 90, o Anthrax lançou Persistence of Time, um álbum de pouco destaque na mídia. Dois anos depois Joey Belladonna é despedido pela banda por divergências musicais. Com isso o grupo chama Jonh Bush para substituir a potente voz de Joey e gravam o sexto CD do Anthrax, Sound Of White Noise. O som continuou pesado porém não era tão veloz quanto antes.

Para os próximos CDs, quem saiu foi Dan Spitz e para as gravações de Stomp 442 (1995) e Volume 8: The Threat is Real (1998) – Tá certo que esse é o 8 álbum da banda mais esse nome ainda é algo misterioso – contaram com ajuda de ninguém menos que a lenda Dimebag Darrel, guitarrista do Pantera. Ambos os CDs não conseguiram repertir o sucesso de outros e corria até mesmo boatos de que a banda iria acabar. Para o lugar de Dan Spitz, Rob Caggiano foi integrado ao grupo.

Após 5 anos sem novidades, apenas fazendo shows abrindo para Judas Priest ou realizando turnê junto com Megadeth, em 2003 Anthrax lança o CD We've Come For You All seguido de outro lançamento, o álbum ao vivo Music of Mass Destruction. Foram dois discos que provaram que o Anthrax ainda estava vivo.

Como Scott Ian, a principal cabeça do grupo estava a fim de continuar tocando, em 2005 foi anunciado que o Anthrax iria excursionar com sua formação clássica, ou seja, Belladona e Spitz novamente em seus instrumentos. Essa formação durou pouco e após 18 meses de shows, e Scott anunciou o fim da turnê.

Quando chegou o ano de 2009, uma luz apareceu para o Anthrax, eles foram chamados para integrar merecidamente o posto de Big Four Of Thrash e até Joey Belladonna oltou a banda para fazer turnê mundial com Metallica, Slayer e Megadeth. A satisfação foi tanta que em 2011 lançaram um grande exemplar da música atual, o CD Worchip Music, bastante elogiado pela imprensa especializada.

Atualmente o Anthrax se encontra em turnê pelo mundo e anunciaram recentemente a participação no Metal Open Air no Maranhão, o primeiro festival de metal do Brasil que possui apoio do grandioso festival Wacken Open Air.


Anthrax na Big Four:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...