terça-feira, janeiro 10, 2012

Rock N Road - Van Halen

Nascido em Nijmegen, Holanda, Eddie Van Halen e Alex Van Halen, filhos do músico Jan van Halen, começaram cedo na música. Os irmãos Van Halen começaram a tocar juntos na década de 1960, quando Eddie tocava piano clássico e bateria mais tarde, e Alex tocava violão. Enquanto Eddie estava entregando jornais, Alex ia às escondidas tocar a bateria de Eddie. Eventualmente Eddie descobriu sobre Alex estar tocando seu instrumento e ficou tão frustrado que disse Alex, "OK, eu vou tocar sua guitarra".

As origens remotas da banda em 1972, quando os irmãos Van Halen formaram uma banda que passou por diversos nomes como The Trojan Rubber Company, The Broken Combs, Rat Salad e Mammoth, tocando smente cover de canções famosas da época. Sem m vocalista certo, David Lee Roth entrou na banda somente para que os irmão Van Halen pudessem economizar dinheiro, pois, ele era o dono do sistema de som para que a banda pudesse realizar suas gravações. Em 1974 a banda decidiu colocar Michael Anthony como baixista e, após uma jam durante toda a noite, ele foi contratado.

Neste período, descobriram que havia outra banda nos E.U.A. com esse mesmo nome, o que os obrigou a mudar rapidamente. Alguns nomes foram sugeridos (entre eles Rat Salad, salada de rato em português), mas acabaram optando pelo sobrenome dos irmãos: Van Halen. Sendo assim, a banda Van Halen ficou constituída por David Lee Roth (vocal), Edward Lodewijk Van Halen (guitarra e teclado), Alex Arthur Van Halen (bateria) e Michael Anthony (baixo). A banda começou tocando somente covers e, em pouco tempo, tornou-se muito conhecida em todos os bares de Los Angeles.

Em 76, veio a sorte grande e a decepção. Enquanto tocavam num bar em Los Angeles, Gene Simmons (baixista/vocalista do Kiss) os descobriu e decidiu fazer uma demo com a banda (cujo equipamento era todo emprestado). Esta demo, que continha a primeira versão de Runnin' With The Devil, não deu muito certo e não foi aceita pelas gravadoras. No ano seguinte, em 1977, o produtor Ted Templeman, da Warner, conheceu a banda no mesmo bar em que Gene os encontrou e os contratou. Em 1978 foi lançado o primeiro álbum: Van Halen.


O sucesso de do CD Van Halen veio não só do público, mas também da crítica, especialmente pela faixa Eruption- um solo de guitarra que elevaria Eddie Van Halen ao mais alto patamar da história da guitarra - e também pelo single "Jump" (do sexto disco, 1984, homônimo do ano de lançamento), colocando definitivamente o nome do Van Halen na história do rock.

Em 1983, Eddie Van Halen participou como convidado da canção "Beat It", do álbum Thriller do cantor pop Michael Jackson, o que não agradou muito o vocalista David Lee Roth. No entanto a canção tornou-se um marco na história da música, onde as barreiras entre a música negra e branca começaram finalmente a ser quebradas. O solo é provavelmente o mais conhecido da década de 80. Michael e Eddie apresentaram a canção ao vivo na turnê dos Jacksons de 1984.

Nos cinco anos decorrentes, a banda lançou mais 5 álbuns, mantendo sua formação original (O último com a formação foi 1984). Entre shows e gravações, Van Halen realizou uma única apresentação no Brasil em Janeiro de 1983. A formação original durou até 1984, quando, por motivos de desentendimento com Eddie Van Halen, David Lee Roth decidiu sair para carreira solo.

Em meados de 1985, o lendário guitarrista Frank Zappa recomendou um novo vocalista para o Van Halen: Sammy Hagar. Logo no primeiro encontro no estúdio, foi composta Summer Nights. Esta música comprovou que o indicado Sammy seria o substituto perfeito para a banda. Em 1986, lançaram o disco 5150, um trabalho que não decepcionou os fãs, que estavam realmente empolgados com o sucesso de 1984. Este foi o primeiro álbum de banda a se tornar o número 1 das paradas norte-americanas (a Billboard 200), composto por singles bem sucedidos como Dreams e Why Can't This Be Love?. Com um novo vocal, a banda ecuperou folego e voltou a criar sucessos


Foram lançados mais 4 discos, todos atingindo as primeiras posições nas paradas norte-americanas e, entretanto, uma nova preocupação para os fãs. Sammy diz ter sido despedido da banda, apesar de Eddie insistir que o vocalista saiu amigavelmente e por vontade própria. Não se sabe ao certo o que ocorreu, o fato é que David Lee Roth voltou para gravar duas músicas, Can't Get This Stuff No More e Me Wise Magic, mais tarde, incluidas na coletânea Best of Volume I, de 96.

Ray Danniels, empresário da banda, sugeriu o aclamado Gary Cherone (ex-Extreme) para a vaga de vocalista. Foi marcado um encontro no qual a banda o aceitou de imediato. No início de 1998, foi lançado o álbum Van Halen III que fora um fracasso comercial, vendendo apenas 500 mil cópias até hoje, sendo o único álbum da banda a não receber uma certificação Platina. Apesar do baixo índice de vendas, o álbum atingiu a quarta colocação na Billboard 200 e teve um single de bastante sucesso: "Without You". Eddie chegou a tocar bateria e baixo em algumas músicas quando achasse que fosse necessário, e até mesmo a cantar em uma delas. Cherone não ficou muito tempo no novo emprego, deixando a banda logo após a turnê de divulgação do disco.

Eddie passa então por um momento turbulento, separa-se após anos de casamento e também tem diagnosticado um câncer na língua. O grupo entra em hiato e Michael Anthony acompanha Sammy Hagar em sua turnê solo. Em 1996 é lançada a coletânea Greatest Hits - Volume I, com duas músicas inéditas gravadas com David Lee Roth nos vocais. Mais uma confusão: David diz ao vivo na MTV que estava de volta à banda, inclusive haviam aparecido juntos em uma cerimônia de premiação, mas a banda nega tal afirmação e volta às férias.

Em 26 de abril de 2001, Eddie anunciou no site oficial da banda que fora examinado por três oncologistas e três neurocirurgiões, que afirmaram que ele estaria "mais saudável do que nunca e vencendo o câncer". Em 2004, Sammy Hagar volta a banda e grava a coletânea The Best of Both Worlds com 3 músicas inéditas, faz uma turnê pelos Estados Unidos e sai da banda novamente deixando os fãs a ver navios.


Em 2006 Sammy e o baixista Michael Anthony saem do grupo e ,após isso, o filho de Eddie, Wolfgang, faz os primeiros ensaios no baixo. Novamente é cogitado o retorno de Dave. Eddie grava solo, pela primeira vez, duas músicas (instrumentais) para um filme adulto "Sacred Sin: Catherine e Rise". Ainda no mesmo ano, o site oficial da banda deixa de existir.

Em entrevista à revista Guitar World Magazine, 2006, Eddie Van Halen declarou aquilo que milhares de fãs do grupo esperavam: ele e seus companheiros estão prontos para seguir em frente e, junto com o amigo David Lee Roth nos vocais: “O que ele decidir disso tudo cabe somente a ele, mas nós já estamos prontos para seguir".

Em agosto de 2007 a banda Van Halen convoca uma coletiva e anuncia o tão esperado retorno, agora com a formação: David Lee Roth, Eddie Van Halen, Alex Van Halen e Wolfgang Van Halen, filho de Eddie que entrou no lugar de Michael Anthony para tocar baixo. Em 2010 a banda Van Halen foi ao estúdio de gravação para produzir um novo disco o qual lançamento está previsto para 2011.

Seu site oficial foi atualizado em 26 de dezembro de 2011, anunciando que os ingressos para sua turnê de 2012 seria disponível a partir 10 de janeiro de 2012. Também em 10 de janeiro, seu primeiro single, intitulado "Tattoo", vai estrear nas rádios. Novo álbum da banda e primeiro com a gravadora Interscope Records será lançado em 7 de fevereiro de 2012.


Mais tarde teremos uma grande novidade sobre o Van Halen então fiquem atentos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...