quarta-feira, janeiro 25, 2012

Rock N Road - Gamma Ray

Hoje com vocês Gamma Ray! Fundada por Kai Hansen após sair de outra grande banda do Power Metal, Helloween, em 88, onde Hansen começou a trabalhar em estúdio com o Blind Guardian e no ano seguinte deu início ao rascunho que seria o Gamma Ray junto com Ralf Scheepers nos vocais. Pouco depois vieram Uwe Wessel no baixo e Mathias Burchardt na bateria completando a formação inicial.

Assim foi gravado o primeiro álbum, Heading For Tomorrow em 1990 e mais tarde no mesmo ano o EP Heaven Can Wait já com a primeira mudança no line up, a inclusão de Dirk Schlächter na guitarra e Uli Kusch na bateria. No ano seguinte já lançaram o segundo álbum Sigh No More com uma pegada diferente do primeiro, mais sombria, seguindo de uma turnê mundial.

Depois da turnê houve um desentendimento entre Wessel e Kusch e ambos foram substituídos por Jan Rubach para o baixo e Thomas Nack para a bateria, assim começaram a trabalhar no álbum seguinte que só saiu em 93, Insanity And Genius. Depois de mais uma turnê com grandes nomes do Power Metal, o vocalista Scheepers deixou a banda para substituir Rob Halford no Judas Priest, porém acabou não sendo escolhido e formou a banda Primal Fear. Como a busca por um novo vocalista porém devido a falta de tempo acabou assumindo os vocais e a guitarra ao mesmo tempo, como fazia no primeiro álbum do Helloween.


Em 95 veio o quarto álbum, Land Of The Free, primeiro com Hansen no vocal e bem aclamado pela mídia, sendo seguido pela turnê e pelo primeiro álbum ao vivo da banda, Alive '95. No ano seguinte, Rubach e Thomas voltaram para a banda anterior deles e foram substituídos por Dan Zimmermann na bateria e Dirk Schlächter saiu da guitarra para o baixo. Para o posto de segundo guitarrista veio Henjo Richter. Na nova formação lançaram em 97 Somewhere Out In Space que marcou a temática espacial da banda.

Dois anos depois veio Power Plant, com uma continuação do tema anterior porém com um andamento musical diferente, foi altamente aclamado pela mídia e rendeu bons sucessos à banda. Em seguida veio a compilação Blast From The Past, onde uma votação com os fãs decidiu o track list do álbum.

Depois de um ano parados, ano que Hansen se focou no projeto paralelo Iron Savior, a banda retornou com o álbum No World Order, muito influenciado pelo NWOBHM fazendo-o soar como Iron Maiden e Judas Priest, foi um álbum muito bem sucedido também. A banda partiu em turnê e depois de um período de descanso gravaram o álbum ao vivo Skeletons In The Closet.


Os primeiros anos do século 21 também foram marcados pelas participações de Hansen e Henjo no projeto Avantasia em seus dois primeiros álbuns junto com vários outros ícones do metal. Sendo somente em 2005  um novo lançamento: Majesty e, em 2006, o DVD Hell Yeah - The Awesome Foursome (And The Finnish Keyboarder Who Didn't Want To Wear His Donald Duck Costume) Live in Montreal.

Nos últimos anos o Gamma Ray tem usado teclados que inicialmente foi posto de Axel Mackenrott e depois por Eero Kaukomies. Em 2007 foi lançado Land Of The Free II continuando o sucesso de Land Of The Free, seguindo uma turnê com vários membros especiais. Anos depois foi lançado To The Metal onde Henjo além de guitarra lidava com os teclados nas gravações; Henjo chegou a ser substituído por Kasperi Heikkinen na turnê por causa de um descolamento de retina, mas em março de 2010 já estava nos palcos.

Finalizando foi lançado um EP em 2011, Skeletons And Majesties, com novas musicas e versões acústicas, ainda sem previsão de um novo álbum para 2012, ficamos na espera.


Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...