quinta-feira, janeiro 05, 2012

Rock N Road - Megadeth

Com vocês hoje, outro grande nome do Thrash Metal mundial: Megadeth! Formada em Los Angeles dois meses após Dave Mustaine ser depedido do Metallica, o Megadeth surgiu com a vontade de Dave de superar sua ex-banda, então junto com o baixista Dave Ellefson começaram a escrever uma nova linha na história do thrash. De acordo com Mustaine, Megadeth representa a aniquilação do poder, vindo da unidade de medida megadeath.

Depois de uma cansativa busca por um vocalista, Mustaine decidiu assumir os vocais junto ao posto de guitarrista. Em 84, eles gravaram uma demo com auxílio do baterista Lee Rausch, a 1984 Demo possuía composições fortes e agressivas, mostrando o desejo de sangue de Mustaine. Para os primeiros shows o guitarrista do Slayer Kerry King deu uma ajuda à banda e também houve a substituição de Rausch por Gar Samuelson. Seguindo a trajetória, assinaram com a Combat Records e logo depois encontram um segundo guitarrista em definitivo para a banda, Chris Poland.

No ano seguinte, o Megadeth gravou seu primeiro disco, Killing Is My Business ... and Business Is Good!, obra com grandes elementos de thrash e speed metal. Lançado pela Combat Records, o álbum gerou polêmico devido a faixa These Boots Are Made For Walkin', cover de Nancy Sinatra, que teve problemas com o autor da letras, Lee Hazlewood, que a considerou a versão ofensiva e agressiva. Ainda no mesmo ano, saíram em turnê para divulgar o álbum, porém subitamente Chris Poland deixa a banda sendo substituído por Mike Albert, sendo que Poland retorna a banda em outubro do mesmo ano.

Em 86, começaram sua terceira produção, porém o resultado final pela Combat Records não foi satisfatório para a banda, então Mustaine assinou com a Capitol Records que comprou os direitos da gravação e lançou em novembro o consagrado Peace Sells ... But Who's Buying?. Obra que se tornou um exemplo dentre o thrash metal e levou o Megadeth para o comércio em definitivo e proporcionou um dos maiores símbolos do metal, Vic Rattlehead, mascote da banda desenhado por Ed Repka.

Após turnês com Alice Cooper, Mercyful Fate, Overkill e Necros, a banda enfrentou problemas com abuso de drogas, tanto que causou a demissão de Gar Samuelson e Chris Poland, o último chegando até mesmo a vender equipamentos para sustentar o vício. Sendo assim, Samuelson foi substituído por Chuck Behler e Poland, primeiramente foi substituído por Jay Reynolds que teve que ceder lugar a Jeff Young.


Depois da conturbada mudança, a banda foi gravar seu terceiro álbum, So Far, So Good ... So What! lançado em 88, novamente aclamado pela mídia embora criticado pelo próprio Mustaine. Nele destaco duas músicas: um talentoso cover de Anarchy in UK do Sex Pistols levemente alterado por Mustaine e a música In My Darkest Hour feita como tributo ao falecido Cliff Burton. No assunto média, o álbum gerou vídeos das músicas anterioes e da Wake Up Dead, tendo a banda também aparecido no documentário de Penelope Spheeris, The Decline of Western Civilization II: The Metal Years.

Após excursionar com Dio e Iron Maiden, Behler não pode continuar com a banda sendo substituído por Nick Menza, seu técnico. Logo em seguida a banda participou do Monsters of Rock porém os problemas com drogas de Ellefson impediram a banda de excursionar pela Europa. Isso levou Mustaine a despedir, Behler e Young e cancelar suas turnês. Em 89, Menza foi contratado oficialmente como baterista e abriram audições para novo guitarrista; após muitos candidatos vindos de bandas de certo prestígio, Mustaine conheceu Marty Friedman que de primeira foi rejeitado por Mustaine mas acabou sendo contratado oficialmente em 1990.

No mesmo ano foi produzido e lançado o grande álbum Rust In Peace que elevou mais uma vez o status do Megadeth. Após entrar em turnê com outras inúmeras bandas de porte e participar de grandes eventos como o Rock In Rio 2, lançaram em 91 a coletânea de vídeos, Rusted Pieces, e no ano seguinte o álbum mais lucrativo da banda até então, Countdown To Extinction, nomeado por Menza e o primeiro que possuía composições de todos da banda. O álbum gerou uma segunda coletânea de vídeos, Exposure of a Dream, e mais turnês vieram e, em 93, subiram ao palco ao lado do Metallica pela primeira vez.

Em 94, começaram a produção do próximo álbum Youthanasia lançado no final do mesmo ano e o qual gerou um documentário de sua produção, Evolver: The Making of Youthanasia. Essa época, o Megadeth teve grande "apoio" da mídia, vários programas eram feitos com a imagem da banda, acústicos na MTV, programas de platéia, etc. A proibição do clipe de A Tout Le Monde por pensarem que esta falava sobre suicídio foi o começo de um afastamento da banda desses meios de mídia.

Turnês do Youthanasia foram feitas e, em 95, lançou-se uma edição especial com o cd bônus Hidden Treasures, com covers e soundtracks gravadas pela banda, logo após houve uma pequena pausa nas atividades onde Mustaine começou a trabalhar em um projeto paralelo com Lee Ving do Fear, MD.45. Um pouco mais de um ano depois começaram a trabalhar em novas músicas pro próximo álbum que se chamaria Needles and Pins, porém um problema com a arte da capa fez com que fosse substituída por um símbolo de voodoo, nisso decidiram renomear o álbum para Cryptic Writings, lançado somente no segundo semestre de 97, acompanhado de shows depois de um ano longe do palco.


Durante a Ozzfest 98, Nick Menza descobriu um tumor no joelho que precisou ser operado sendo substituído, a princípio temporariamente, por Jimmy DeGrasso, porém Jimmy acabou que passou a ocupar tal posição pelo afastamento de Menza. Foi o começo de um breve declínio da banda, pouco depois em 99 começaram a trabalhar no próximo álbum, com um estilo totalmente diferente e alguns elementos eletrônicos surgiu Risk, um álbum que foi duramente criticado pela mídia e irritou muitos fãs (particularmente, não a mim); apesar de tudo o álbum mostrou uma capacidade do som do Megadeth ser único dentre todas as bandas de thrash, algo que já era notado a tempos agora era certo. Durante uma turnê com o Iron Maiden, Marty Friedman anunciou sua saída da banda devido a divergências, em seu lugar entrou Al Piterelli (ex-Savatage, Alice Cooper e Trans-Siberian Orchestra).

Depois de 14 anos de contrato com a Capitol Records, a banda sai da gravadora e é lançado uma coletânea em 2000, Capitol Punishment: The Megadeth Years, com duas faixas inéditas. No mesmo ano, assinaram com a Sanctuary Records voltando para o estúdio em seu próximo álbum, The World Needs A Hero lançado somente em maio de 2001, primeiro álbum desde o Peace Sells escrito totalmente por Mustaine com uma contribuição de Pitrelli na faixa Promises. A turnê do álbum acabou sendo interrompida pelo ataque às torres gêmeas de 11 de setembro, no dia seguinte fizeram um show em Arizona que foi filmado e gravado, sendo lançado o CD ao vivo e DVD Rude Awakening.

O ano seguinte começou bem, Mustaine precisou ser operado devido a uma pedra no rim, enquanto se recuperava foi lançada uma remix do primeiro álbum da banda por Bill Kennedy. Pouco depois Mustaine teve problemas com seu pulso, acabou sofrendo danos no nervo e foi diagnosticado com neuropatia radial; isto atrapalhava sua carreira na guitarra, então foi anunciado a pausa na banda que poderia até se tornar o fim.

Mas a teimosia de Dave era grande como todos sabem, ele entrou em uma árdua sessão de fisioterapia e tratamentos para re-ensinar sua mão a tocar guitarra. E, devido a suas obrigações com a Sanctuary Records, a banda lançou a compilação Still Alive ... and Well?, um álbum duplo onde o primeiro estavam gravações ao vivo e o segundo possuía algumas gravações do álbum anterior, The World Needs a Hero.


Após a recuperação, Mustaine começou a trabalhar em material para um álbum solo chegando a gravar com Vinnie Colaiuta e Jimmy Sloas mas acabou se desviando por aceitar remixar alguns álbuns, tendo que gravar certas partes novamente. Em 2004, voltou seu projeto solo mas devido a obrigações com a EMI Records teve que reagrupar a banda para pelo menos mais um álbum. Para isso, Mustaine queria juntar a formação do álbum Rust In Peace, porém somente Menza estava disponível a princípio. Friedman e Ellefson não aceitaram o convite de Mustaine apesar de muito esforço, assim Menza também acabou mudando de ideia.

Dave chamou então o antigo guitarrista Chris Poland, que aceitou contribuir no álbum porém somente nas gravações, pois tinha seu projeto OHM. No final de 2004 foi lançado The System Has Failed pela Santuary Records e pela EMI, o álbum alcançou posições na Billboard tão boas quanto na era Countdown To Extinction, devolvendo o Megadeth ao seu lugar. Nessa época, Mustaine anunciou que seria o último álbum da banda e depois ele focaria na carreira solo. (acho que ele mudou de ideia, né)

Para a turnê do álbum foi chamado o baixista do Iced Earth, James MacDonough e o guitarrista do Eidolon, Glen Drover. A princípio, Nick Menza excursionaria com a banda mas acabou sendo substituído em cima da hora por Shawn Drover, irmão e companheiro de banda de Glen. No ano seguinte, a Capitol Records lançou a coletânea Greatest Hits: Back to the Start, com remixes e remasterizações de antigas canções; também em 2005, Mustaine chegou a organizar um festival anual de heavy metal, Gigantour, nela o Megadeth já teve o prazer de dividir o palco com grandes nomes do metal de todo o mundo. No final do ano, Mustaine anunciou a gravação de um DVD ao vivo, show que ocorreria dois anos depois, na Argentina, foi o DVD That One Night: Live in Buenos Aires.


Voltando o tempo, no começo de 2006 o baixista MacDonough se afastou da banda por divergências, então foi contratado James Lomenzo que trabalhou com David Lee Roth, White Lion e Black Label Society. Após alguns festivais, a Capitol Records lançou um DVD duplo com entrevistas, shows, videoclipes, etc da banda, chamado Asenal of Megadeth.

Em maio do mesmo ano, anunciaram seu décimo primeiro álbum, United Abominations, que seria lançado pela Roadrunner Records em outubro do mesmo ano mas foi reagendado para o ano seguinte. Foi o primeiro álbum com os novos membros, Glen Drover, Shawn Drover e James Lomenzo, e conta com a participação de Cristina Scabbia na regravação do clássico À Tout Le Monde (Set Me Free). O U.A. conquistou a melhor posição entre os álbuns da banda desde Youthanasia pela mídia.

Depois de alguns shows com várias bandas, Glen Drover saiu da banda ainda enquanto excursionava para dar mais atenção à sua família, em seu lugar entra Chris Broderick (ex-Nevermore e ex-Jag Panzer), um guitarrista extremamente talentoso que cada vez mais acrescenta na história do Megadeth. Assim terminaram a Tour Of Duty e lançaram em 2008 a compilação Anthology: Set The World Afire.

No ano seguinte o Megadeth embarcou em mais turnês e, enfim, anunciaram seu próximo álbum, Endgame lançado no mesmo ano. O álbum, primeiro com Broderick, mostrou com o single Head Crusher a força que a banda ainda tinha e a essência de um bom som, tanto que o reconhecimento veio até mesmo da mídia que nomeou o clipe da música a um Grammy. No começo de 2010, anunciaram a turnê de aniversário de 20 anos do Rust In Peace, onde o baixista original da banda David Ellefson retornou a banda depois de oito anos. A substituição de Lomenzo ainda é um assunto delicado, já que Ellefson ter retornado foi uma surpresa.


Final de 2010, o Megadeth gravou uma música para o jogo Guitar Hero: Warriors of Rock e, após excursões com o Big Four, anunciaram que estava por vir seu décimo terceiro álbum, Thr1rt3en, lançado apenas perto do fim de 2011, um álbum como a Era de Ouro do Megadeth que a tempo faltava, seguindo exemplo dos últimos lançamentos. A banda se encontra no meio de turnês de divulgação do novo álbum, festivais e grandes shows com o Big Four, sem anuncio de um próximo álbum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...