sexta-feira, setembro 16, 2011

Melodia Estridente - Trivium

Para começar os trabalhos no campo do Thrash Metal, hoje venho com a banda estado-unidense Trivium. A banda tem essência de uma banda de Heavy Metal, entretanto, têm características próprias do Thrash Metal, e algumas vezes, do Death Metal, mesclando até mesmo com um pouco de Metalcore. Formada em 1999, em Orlando, Flórida, a banda se mantinha com o vocalista Brad Lewter, o baixista Jarred Bonaparte e o baterista Travis Smith, até que Matt Heafy foi convidado para testes após um show de talentos na Lake Brankley High School, assumindo a guitarra um pouco depois. Após alguns shows, Lewter deixou a banda e Heafy assumiu os vocais também.

Em 2003, a banda gravou sua primeira demo, sendo ouvida pelo selo alemão Lifeforce, que contratou a banda. Logo em seguida entraram em estúdio para gravar seu primeiro disco, Ember To Inferno. Com o tempo um novo guitarrista foi preciso e Corey Beaulieu entrou para banda, e também Paolo Grogoletto entrou no baixo, substituindo Brent Young, antes de uma turnê com o Machine Head.

Em 2004, Trivium gravou seu segundo álbum, Ascendancy, no Audiohammer Studios e no Morrisound Recording, na Flórida. Produzido por Heafy e Jason Suecof, o álbum foi lançado em Maio de 2005. Ocupando ótimas posições em rankings e recebendo diversas críticas positivas da imprensa, chegando a ser reconhecido como "O Álbum do Ano" pela Kerrang!, porém a banda foi fortemente rotulada de metalcore. Os lançamentos posteriores marcaram mudanças na banda.


Assim a carreira do Trivium só avançou, sendo, em 2005, o primeiro set do palco principal do Download Festival em Donnington, Inglaterra, performance que é amplamente considerada como a melhor do Trivium até a data. A banda já abriu para bandas como: Iron Maiden, Metallica, Arch Enemy, DragonForce, Annihilator, Korn, Slipknot, All That Remains, Killswitch Engage, Iced Earth, Fear Factory e Machine Head, que era uma das maiores influências de Heafy. Tocaram em diversos festivais como na Road Rage 2005, Ozzfest, e no Download Festival.

Em Abril de 2006, depois de uma turnê com Mendeed e God Forbid, Trivium entrou em estúdio com Suecof e Heafy para produzir um novo álbum, lançado em outubro do mesmo ano com o nome de The Crusade. Nesse álbum, os vocais de Heafy mudaram de um vocal gutural de Death Metal, que na época era uma das principais influências de Heafy, para vocais mais limpos e cantados nesse álbum. Esse novo estilo de cantar, assim como a música Thrash Metal da banda, foi muito criticada por soar muito como Metallica, que era uma grande influência para a banda. The Crusade foi um álbum muito mais técnico e progressivo, o conteúdo das letras também eram diferentes, citando acontecimentos recentes, como os assassinos Yates e a matança de Amadou Diallo em 1999.


No ano seguinte, a Trivium começou a trabalhar em um novo álbum com o produtor Nick Raskulinecz. Nesse novo trabalho, Heafy queria trazer de volta os gritos de Ascendancy, assim, em setembro de 2008, foi lançado o quarto álbum, Shogun, tendo uma clara influência japonesa na faixa-título assim como no primeiro single, Kirisute Gomen, que traduzindo é "desculpe por cortar à sua frente", uma expressão usada por samurais. Reconhecendo a descendência japonesa de Matt Heafy, o álbum também foi descrito mais favoravelmente como seu próprio estilo, já que referências sobre a banda soar muito como Metallica foram feitas na época do The Crusade.

A banda também anunciou a gravação de uma nova canção, nomeada "Shattering the Skies Above ", que será exclusiva para o jogo God of War:III. Será lançada em um EP que vem com a edição deluxe do jogo. A banda também gravou um cover da canção Slave New World , da banda Sepultura. No dia 6 de junho de 2011 o nome do novo álbum foi divulgado: In Waves e foi lançado em agosto do mesmo ano.

Finalizando, a banda conta atualmente com: Matt Heafy (vocal e guitarra), Corey Beaulieu (guitarra e backing vocal), Nick Augusto (bateria) e Paolo Gregoletto (baixo e backing vocal).


Curtiu a banda? Ta aí a discografia deles: Blog Pc Vicio Music

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...