sexta-feira, setembro 23, 2011

Melodia Estridente - Masterplan

Bem, vocês já perceberam que minha praia mesmo é o power metal aqui né? Pois bem, hoje apresentarei mais uma banda do estilo, mas prometo que não me prenderei ao power nessa sessão. Conhecem Helloween? Aquela banda alemã, uma das precursoras do Power Metal? Pois é, a banda de hoje tem muito a ver com eles. Falo de Masterplan, banda formada por Uli Kusch e Roland Grapow, ex baterista e guitarrista do Helloween.

A banda se formou em 2001 durante a turnê The Dark Ride Tour do Helloween quando Uli e Roland decidiram formar um projeto paralelo do Helloween, por estarem desgastados e insatisfeitos em continuar na banda, devido às diferenças musicais crescentes, o que aconteceu oficialmente ao final da mesma turnê do, quando ambos foram convidados a se retirar do Helloween.

No site oficial de Roland, foi feita uma pesquisa com os fãs e então nasce o nome Masterplan, baseado na idéia de que eles seriam musicistas mestres com o futuro em suas mãos.‎ Roland posteriormente convidou o baixista Jan S. Eckert, que já havia tocado no Iron Savior, para os teclados foi chamado Janne Wirman que na época tocava no Children Of Bodom. Para os vocais, foi convidado Russel Allen, porém o mesmo teve de declinar o convite já que ele estava firme em sua banda Symphony X. O convite chegou a ser feito para Michael Kiske, que também recusou a proposta, alegando querer manter distância do cenário metal. Em meio à procura e após terem contato com os álbuns da banda norueguesa (ex- Ark), convidaram o vocalista Jørn Lande que aceitou o convite, completando o Masterplan após cerca de seis meses de estruturação da banda.

Iniciando as atividades com o EP Enlighten Me de 2002, logo no ano seguinte a banda lança o primeiro álbum oficial, Masterplan, seguido do EP Back For My Life em 2004, e do álbum Aeronautics mais um ano depois (2005), com referências claras à aviação, já que o vocalista Jørn tem uma paixão pelo assunto. Ambos os álbuns com uma grande repercussão no mercado.


Em 2006, logo após anunciarem as datas das gravações para o novo álbum, Jørn Lande sai da banda alegando diferenças musicais. Enquanto a banda queria voltar as raízes do Metal Tradicional para o novo álbum, Jørn queria seguir uma linha mais melódica. Obviamente a notícia não foi muito bem tragada pelos fãs que se perguntavam curiosa quem poderia substituir Lande e, pra piorar, em outubro, Uli Kusch deixa a banda, acrescentando que pretende seguir sua carreira com uma nova banda nomeada de Beautiful Sin.

A nova formação conta então com Mike DiMeo (Ex-Riot e The Lizards) e Mike Terrana (Ex-Rage) na bateria. Terrana, amigo de longa data de Grapow, já havia trabalhado com ele anteriormente e sempre o considerou como um dos melhores bateristas da atualidade. Já, Mike Dimeo, havia sido escolhido por Grapow e Uli (Antes de sua saída). Grapow já tinha pensado em outros nomes, como Kelly Carpenter (ex-Outworld e Beyond Twilight), mas Uli não aceitou a escolha. Também teve Patrik Johansson do Astral Doors entre as escolhas, mas ele também não estava disponível.

Em 2007 é lançado o álbum MK II e também o EP Lost and Gone com Andy Sneapque, tal como nos dois álbuns anteriores, como produtor. O Masterplan se apresentou ao vivo com a nova formação em 23 de fevereiro, no Break The Barriers Festival em Bremen, Alemanha. Posteriormente em 23 de maio de 2007 inicia-se a turnê do novo álbum MK II com grandes bandas como Blind Guardian na Metal Universe - Black Sun Fest e Saxon conhecida como The Inner Sanctum Tour 2007.


Em 2008 a banda começou a escrever material para o novo álbum, com previsão de que em Janeiro do mesmo ano começariam as gravações. Porém, em janeiro de 2009 é anunciada a saída do vocalista Mike DiMeo da banda pois este não estava feliz na banda. O ex-vocalista anunciou também a criação de uma nova banda, chamada Tenpoint.

Posteriormente a saída de Mike DiMeo, em abril de 2009 o baixista Jan S. Eckert passou por uma cirurgia na mão, o que atrasou o andamento do novo álbum (ainda em preparação) devido a necessidade de sua recuperação que girava em torno de 6 a 8 semanas. Restou aos fãs a espera por notícias, o que gerou inúmeros boatos sobre quem ocuparia o posto de Mike DiMeo. Um dos boatos mais fortes foi o do possível retorno de Jørn Lande, mas Roland Grapow abafou essa hipótese, sem contudo desmentir completamente o boato. Realmente durante esses problemas Roland já estava em contato com Lande novamente.

Após 2 anos de espera, dúvidas e incertezas foi confirmado no site oficial em 10 de fevereiro de 2010 que o vocalista Jørn Lande estava finalizando as gravações do novo álbum intitulado Time to Be King. Em meados de março, Roland seguiu em viagem promocional pela Europa durante a semana inteira e informou que Far from the End of the World é o título do terceiro EP da banda alemã e o mesmo anteciparia o novo álbum Time to Be King que estava com previsão de lançamento para 21 de maio de 2010.


Em julho de 2011, Roland Grapow e o tecladista Axel Mackenrott anunciam em site official que estão escrevendo novas composições para um próximo álbum. O início das gravações para o sucessor de Time To Be King, está prevista para o outono Alemão.

O Masterplan teve grande participações em seus álbuns anteriores como Jürgen Attig no baixo, Janne Wirman e Ferdy Doernberd nos teclados, e Michael Kiske e Russel Allen nos vocais. O que nos espera no seu próximo trabalho?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...