quinta-feira, setembro 08, 2011

Legends Biography - Freddie Mercury Pt. I

Segunda-feira, dia 5 de setembro, foi comemorado os 65 anos da lenda da música Freddie Mercury e nós do Still in Steel como grandes fãs do bom rock não podíamos deixar de trazer para vocês, também fãs ou que não o conhecem, a história dessa grande figura do rock internacional e mundial. Com vocês, a primeira parte da biografia de Freddie Mercury.

Como artista, ele foi conhecido por sua performance extravagante e um poderoso vocal com uma extensão de mais de quatro oitavas. Como escritor, Mercury compôs vários hits para o Queen, incluindo Bohemian Rhapsody, Killer Queen, Somebody to Love, Don't Stop Me Now, Crazy Little Thing Called Love e We Are The Champion. Além do seu trabalho com o Queen, ele teve uma carreira solo onde emplacou hits como Barcelona, I Was Born To Love You e Living On My Own. Mercury também atuou como produtor e músico convidado de diversos artistas. Morreu de broncopneumonia em ocorrência de AIDS em 24 de novembro de 1991, um dia antes do anúncio público de sua doença.

Nascido como Farohk Bommi Bulsara, no dia 5 de setembro de 1946, em Zanzibar (Stone Town, na época colônia britânica, hoje faz parte da Tanzânia), foi filho de Bomi e Jer Bulsara, provinientes da região de Gujarati, na Índia, Mercury teve também uma irmã, Kashmira. Descendentes de persas, que para lá imigraram há mais de mil anos fugindo de perseguições religiosas, a família faz parte de um grupo étnico conhecido como Parsees, seguidores do zoroastrismo. O sobrenome da família é derivado da cidade de Bulsar (conhecida como Valsad) no sudeste de Gujarat.



Bomi Bulsara era funcionário do estado, trabalhando como caixa da suprema corte do governo britânico em Zanzibar, por isso sua família se estabilizou na cidade. Assim, Mercury passou a infância na Índia e teve lições de piano até os 7 anos de idade. Em 1954, depois dos 8 anos, Mercury foi mandado para estudar no St.Peter Boarding School, uma escola inglesa para garotos perto de Bombain (Mumbai agora), Índia, onde começou a ser chamado pelo apelido, Freddie , por seus colegas e também onde teve sua primeira banda aos 12 anos, The Hectics, fazendo covers de artistas como Cliff Richard e Litte Richard.

Um amigo desta época o lembra com "uma habilidade única de ouvir o rádio e reproduzir o que ouviu no piano". A música a que ele tinha acesso era principalmente indiana, mas também escutava algumas obras de origem ocidental. Mercury ficava cantando sozinho e preferia a música às tarefas escolares. Tornou-se também membro do coral e participava regularmente nas produções teatrais da escola, e adorava as aulas de piano se empenhando nelas com determinação.

Com o tempo, a família e o próprio Mercury passou a usar o apelido "Freddie" normalmente. Durante os anos seguintes, Freddie voltava à sua ilha natal somente para as férias. Mercury foi morar com sua avó e tia até completar seus estudos no St. Mary's School, se formando em 1964 sendo que, em 1963, Zanzibar se tornou independente, seguindo uma revolução liderada pelo partido africano em 1964. Muitos ingleses e indianos tiveram que abandonar a ilha por razões de segurança, entre eles a família Bulsara, que acabou se instalando em uma pequena casa em Feltham, Middlesex, um subúrbio de Londres.

Mercury entrou na Isleworth Polytechnic (agora West Thames College) no oeste de Londres onde estudou artes. Graças ao seu histórico e suas habilidades naturais, aos 18 anos ele foi aceito na Earling Art College onde estudou Design Gráfico e Artístico, ingresando também em um curso de Ilustração Gráfica. Tal conhecimento se mostrou útil depois, ao projetar o famoso símbolo do Queen. Freddie era conhecido como um aluno exemplar e muito quieto. Tinha uma personalidade bastante introspectiva e os amigos da época reparavam em um grande interesse na música por sua parte. Concluiu os exames finais do curso com conceito A. Possui uma série de trabalhos em arte visual, hoje disponíveis em alguns sites na internet.

Pela graduação, Mercury entrou em uma série de bandas e também vendeu roupas usadas em Kensington Market, Londres, e também trabalhou no aeroporto de Heathrow. Em 1969 ele entrou para a banda Ibex, renomeada depois para Wreckage. Quando a banda acabou, ele entrou em outra chamada Sour Milk Sea que terminou por volta de 1970.

Um de seus colegas de classe na Earling Art College era o vocalista e baixista Tim Staffell, de quem Freddie se tornou grande amigo. Assim que sua amizade com Tim aumentou, Tim levou Freddie para participar dos ensaios de sua banda chamada Smile, cujos demais componentes vinham a ser Brian May e Roger Taylor. O contato com o Smile acendeu em Freddie a vontade de fazer parte de um grupo de rock a pesar de já ter tocado em algumas bandas que tentavam encontrar espaço no cenário musical londrino, mas quando Tim Staffell resolveu sair do Smile para formar um novo grupo, em abril de 1970, Freddie não pensou duas vezes para se unir a Brian e Roger.


A pesar da opinião dos outros membros, Mercury decidiu escolher o nome Queen para a nova banda. Ao mesmo tempo, ele trocou seu sobrenome Bulsara pelo famoso Mercury. Reza a lenda que o sobrenome Mercury foi escolhido por dois motivos: um por ser o deus dos mensageiros e outro por ser o planeta do seu signo ascendente.

6 comentários:

  1. Depois dos Beatles e dos Stones, o Queen foi uma das maiores bandas de rock da história. Freddie Mercury está no mesmo nível de astros que já se foram, como Elvis, Lennon e mais recentemente o Rei do Pop Michael Jackson.

    ResponderExcluir
  2. Freddie Mercury foi um dos primeiros artistas da história da música á misturar o Rock N´Roll com a música Clássica. o disco " A Night At The Ópera" é um exemplo disso, juntamente com com o grande disco "Barcelona" em dueto com Monserrat Caballé.

    ResponderExcluir
  3. Sim, meu caro, Mercury é uma grande lenda da música, e deixou um legado e tanto

    ResponderExcluir
  4. Amo o Queen e adorei o que foi escrito e bom saber que tem pessoas de bom gosto aida we are the champions

    ResponderExcluir
  5. Para mim, o Queen foi a melhor banda de rock que conheci, não foi Beetles e menos ainda Rolling Stones. O Freddie Mercury junto ao Bryan May eram demais. Adoro suas músicas, conheço todas desde o começo da carreira, e olha que tenho a mesma idade da banda.

    ResponderExcluir
  6. Para mim, o Queen foi a melhor banda de rock que conheci, não foi Beetles e menos ainda Rolling Stones. O Freddie Mercury junto ao Bryan May eram demais. Adoro suas músicas, conheço todas desde o começo da carreira, e olha que tenho a mesma idade da banda.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...