segunda-feira, julho 04, 2011

Reverie - O que é o Rock?

Gostaria de dividir com vocês um texto mandado por um amigo meu, Victor Mendes, da banda Ropus, sobre o Rock, sobre a música. Espero que gostem:

O que é “Rock”? O que é ser “Rockeiro”?

Essas são perguntas que há muito se encontram com respostas cheias de álcool, revolta, sangue de morcegos e, de uns tempos pra cá, cheias de cores, “eu te amo” e suquinho de laranja. Mas apesar de tantas respostas, ou tentativas, essas perguntas nunca foram realmente respondidas, e a razão para isso é que talvez não devam ser.

Passaram-se os anos e as diversas “facções” do Rock’n’Roll brigaram, se mataram e mataram a outros para provar quem era “Rockeiro de Verdade”. ‘Eu como morcegos vivos’, ‘Eu ando de preto e rasgado’, ‘Eu ando que nem a aquarela da Faber-
Castel’; nada disso importa. As diversas facções rockeiras nada mais são do que formas diferentes de um mesmo sentimento.

É isso mesmo. O Rock NUNCA foi SÓ a música. O Rock VERDADEIRO sempre foi aquele sentimento de revolta ou de felicidade, de ódio ou amor, de preto e branco ou (?) colorido, que encontrava tradução na música. O Rock DE VERDADE é um sentimento que há muito tempo é único para cada um, e não uma regra a ser seguida, porque se fosse, seria medíocre.

O Rock é muito maior que a ideologia de UM grupo; ele é a ideologia de todos – grunges, metaleiros, góticos, emos, punks – que por meio da música encontra voz, gritos. O Rock é aquela vontade de sair e bater em alguém, de sair e bater no presidente, de salvar uma pessoa, de balançar a cabeça, de gritar, de mandar seus pais tomarem no c*, e, por que não, de dizer eu te amo. O Rock sempre esteve aí para dizer por melodias o que o corpo, as figuras e as palavras não conseguem. Meia dúzia de palavras bagunçadas entre três ou quatro acordes ou solos de 57 minutos.

Não existe Rock decadente ou superior, o que existe são FORMAS DIFERENTES DE SE EXPRESSAR. O Rock de verdade é aquela música que traduz a sua ideologia de forma verdadeira, e não um simples acorde mais pesado.

Se você diz que você é um Rockeiro de verdade, é porque você não sabe nada de Rock. Quem tem o verdadeiro rock como ideologia não precisa provar, pois sua atitude já comprova.

O Rock não é ouvir. O Rock é ser.


Gostou? Siga-o no Tumblr também: http://voicefromnowhere.tumblr.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...