sexta-feira, agosto 26, 2011

Melodia Estridente - Início

Fala ae galera! Sexta-feira, e nada melhor pra animar o começo do fim de semana do que uma boa cerveja regada a boa música. Por isso, estreando hoje, eu, Renan, trago para vocês Melodia Estridente, minha sessão semanal aqui do blog falando de nada menos que power e thrash metal!

 Inaugurando a sessão vou falar um pouco dos dois estilos. Primeiramente, o Power Metal; de origens não tão certas, o estilo abrange uma variedade tão grande que é difícil limitar o que é ou não power metal. Teoricamente, os pais do estilo foram Kai Hansen e Michael Weikath do Helloween, fazendo um heavy metal melódico, o que mais tarde se chamaria power metal.

Hoje o estilo tem uma gama enorme de sub divisões, misturas, etc. E sobre o que fala o power metal? sobre dragões! Não meu caro, não é só sobre dragões, mas sim do misticismo, do medieval mas também de temas atuais, políticos e até românticos. Não é só música de rpg. O power metal hoje atinge um público imenso, de várias origens, em sua maioria da Europa, depois Ásia e América do Sul, tendo um impacto sem igual pelo continente europeu.

A maior característica do estilo é o prolongamento de notas, cantadas ou executadas por instrumentos, a harmonização de tons. É essa melodia que faz a música ter aquela sensação de poder. O vocal é muito variado, ainda mais pelos sub gêneros o estilo. Indispensável é ter um teclado e uma guitarra no mínimo, e todos os instrumentos são executados com muita técnica, velocidade e harmonia.

Grandes bandas do estilo são: Stratovarius, Blind Guardian, Kamelot, Sonata Arctica, Angra, Edguy, Shaman, Rhapsody of Fire, etc.


Agora, nosso querido Thrash Metal, aquele som porrada que todo mundo necessita ouvir em um certo dia. O thrash é mais uma das grandes sub divisões do Heavy Metal, porém se destaca na velocidade e agressividade do seu som. Historicamente seus percursores foram bandas como Motörhead e Overkill, bandas que usam muita velocidade e peso, fazendo o thrash metal se tornar um misto do speed metal, uns traços punks e a melodia do bom e velho rock.

Nas letras encontramos milhares de temas, de amorosos a religioso e político, todos abordados com todo aquele feeling de revolta e agressividade, sem deixar de ser melódico vez ou outra. O Thrash Metal, com isso, é capaz de desestressar qualquer um que esteja numa situação chata e curte um som pauleira, a velocidade, o violência e os temas abordados fazem nós ouvintes nos sentirmos expressados pelos gritos, berros e urros dos grandes vocalistas.

O estilo tem uma cena forte nos States, aqui no Brasil também é boa e relativamente na Europa, em foco na Alemanha. E como maior ícone do estilo temos ai o Metallica, desde antiguidades até hoje trazendo o bom rock.

Exemplos de bandas famosas do Thrash: o Big Four (Metallica, Megadeth, Slayer, Anthrax), Overkill, Sodom, Korzus, Sepultura, etc.


Uma coisa importante tanto no Power Metal quanto no Thrash metal são os épicos e virtuosos solos gigantescos capazes de tirar sua mente e alma do corpo por minutos. Por isso batizo esta sessão de Melodia Estridente, por todos os solos que ecoam em nossos ouvidos, sejam de guitarra, bateria, baixo, os do vocal. E tenho dito!

Por hoje é isso meus amigos, semana que vem trarei pra vocês a primeira de várias dicas de bandas de um desses dois grandes estilos, toda informação será pouco! Até a próxima e fiquem ligados no Still in Steel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...