domingo, março 20, 2011

Legends Biography - Jimmy Page Pt. II

Antes de deixar sua carreira de músico de estúdio, em 1964, Page recebeu uma proposta tentadora juntar aos The Yardbirds, substituindo Eric Clapton, porém recusou por lealdade ao amigo. Um ano depois, Clapton sai do The Yardbirds e Page é formalmente convidado a substituí-lo, mas por ainda estar tabalhando nos estúdios e pelo seu problema recente de saúde, Jimmy indicou seu amigo Jeff Beck para ir em seu lugar.

Porém, em 1966, ocorre o evento que deu a Page a primeira chama do que se chamaria Led Zeppelin, uma gravação em estúdio da música "Beck's Bolero" com o supergrupo Keith Moon (bateria), John Paul Jones(baixo), Nicky Hopkins(teclado), Jeff Beck e Jimmy Page. Também dessa experiência que se surgiu o esqueleto que formou o nome da futura lendária banda, onde Keith Moon deu a sugestão de "Lead Zeppelin", sendo depois comentado por Entwisle que tal processo os levaria ao ar como um "balão de chumbo".

Algumas semanas depois, Page assistiu o concerto dos Yardbirds em Oxford, onde após o show, Paul Samwell-Smith anunciou sua saída da banda e Page ofereceu-se para completar o grupo. De início comeceu tocando baixo e um pouco depois passou a dividir a guitarra com Jeff Beck quando Chris Dreja foi para o baixo.



O potencial do grupo nessa formação era gigantesco porém conflitos pessoais levaram ao lançamento de um single apenas "Happenins Ten Years Time Ago". Pouco depois os membros do Yardbirds foram deixando a banda um a um, primeiro Jeff Beck, depois Keith Moon e Jim McCarty, dando espaço para Jimmy Page reconfigurar o grupo em 1968 para preencher o espaço vazio para a turne na Escandinávia.

Page recrutou o vocalista Robert Plant e o baterista John Bonham e contactou John Paul Jones pedindo para voltar e assim, durante a turne escandinava o grupo se apresentou como The New Yardbirds, sendo logo em seguida rebatizado pela antiga piada de Keith Moon e John Entwistle, modificada por Peter Grant para evitar erros de pronúncia, Led Zeppelin.

Em suas próprias palavras no início da banda ja vemos o que se tornou o Led Zeppelin:

"I had a lot of ideas from my days with The Yardbirds. The Yardbirds allowed me to improvise a lot in live performance and I started building a textbook of ideas that I eventually used in Zeppelin. In addition to those ideas, I wanted to add acoustic textures. Ultimately, I wanted Zeppelin to be a marriage of blues, hard rock and acoustic music topped with heavy choruses -- a combination that had never been done before. Lots of light and shade in the music."
"Eu tive muitas ideias nos meus dias com os Yardbirds. Os Yardbrids me permitiram realizar improvisações ao vivo e começaram a criar um arquivo de ideias q eventualmenteforam usadas no Zeppelin. Somando a essas ideias, eu procurei incluir uma imagem acústica. Por último, procurei unir o blues, hard rock e a música acústica por cima de refrõespesados -- uma combinação que nunca havia sido feita antes. Lotes de luz e sombra na música."


[Continua]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...