quinta-feira, abril 21, 2011

Legends Biography - Jimmy Page Pt. III

Não é preciso dizer que o Led Zeppelin alcançou um nível jamais alcançado, uma lenda entre milhares de bandas onde o nome de Jimmy Page está fortemente marcado. Graças a experiência de Page em estúdios e no Yardbirds, o Led Zeppelin voou longe nos anos 70, tanto a banda quanto o próprio Page influênciaram gerações e mais gerações de músicos em diversos estilos e sub-gêneros, nomes como James Hetfield, Johnny Ramone, Slash, Dave Mustaine, Zakk Wylde, Ritchie Blackmore e Angus Young, entre outros mais, não teriam a fama que tem se não fosse pela lenda de Jimmy Page e do Led Zeppelin.

Infelizmente, a banda se separou em 1980 após a morte do baterista John Bonham na casa de Page, em Berkshire. Por algum tempo, Page se recusou a tocar guitarra de tristeza pela perda de seu amigo Bonham, mas ele finalmente fez um retorno ao palco em um show de Jeff Beck, em março 1981 no Hammersmith Odeon.

Também em 1981 Page se juntou com os membros do Yes, o baixista Chris Squire e o baterista Alan White para formar um supergrupo chamado XYZ (ex-Yes-Led Zeppelin). Eles ensaiaram várias vezes, mas o projeto foi engavetado. Demos destas sessões apareceram em bootlegs e eles revelam que parte do material surgiu em projetos posteriores, principalmente do The Firm e canções do Yes. Page viria se unir ao Yes no palco em 1984 Westfalenhalle em Dortmund, na Alemanha , tocando " I'm Down ".



Em 1982, Page colaborou com o diretor Michael Winner para gravar a trilha sonora do Death Wish II. E em 1983, Page apareceu com os ARMS (Ação de Investigação de Esclerose Múltipla ) da série de concertos de caridade que homenageou o baixista da Small Faces, Ronnie Lane, que sofreu com a doença. A tour de quatro cidades dos Estados Unidos seguidas, com Paul Rodgers do Bad Company substituindo Winwood como vocalista. Durante a turnê pelos EUA, Page e Rodgers também tocaram "Midnight Moonlight", que viria a ser gravado o primeiro álbum de The Firm. Todos os shows apresentados em uma jam fase de "Layla", que reuniu Page com os guitarristas do Yardbirds, Beck e Eric Clapton . Em 13 de dezembro do mesmo ano, Robert Plant se juntou em palco para um encore, no Hammersmith Odeon, em Londres.

Em seguida, Page juntou-se com Roy Harper para o álbum de 1984 (Whatever Happened to Jugula?) e shows ocasionais, realizando apresentações predominantemente acústicas em festivais folks. Também em 1984, Page gravou com o ex-vocalista do Led Zeppelin, Robert Plant, e a band The Honeydrippers no álbum The Honeydrippers: Volume 1, e com John Paul Jones na trilha sonora do filme Scream For Help .
Posteriormente colaborou com Paul Rodgers para gravar dois álbuns sob o nome do The Firm. O primeiro álbum, lançado em 1985, foi o auto-intitulado The Firm que alcançou a posição número 17 na Billboard de álbuns pop e foi ouro nos os EUA. Foi seguido por Mean Business, em 1986. A banda excursionou em apoio de ambos os álbuns, mas logo se separaram.


Vários outros projetos foram feitos, como um trabalho de estúdio para Graham Nash, Stephen Stills e The Rolling Stones. Em 1986, Page reuniu-se temporariamente com sua ex-banda Yardbirds para tocar em várias faixas do Box of Frogs álbum Strange Land. Page lançou um álbum solo intitulado Outrider em 1988 que contou com contribuições de Robert Plant, contribuindo de volta, Page participou do álbum solo de Plant (Now and Zen), que foi lançado no mesmo ano. Page também iniciou uma colaboração com David Coverdale, em 1993, intitulado Coverdale Page.

Ao longo destes anos Page também se reuniu com o primeiro de outros membros do Led Zeppelin para tocar ao vivo em algumas ocasiões, principalmente em 1985 para o Live Aid, concerto com Phil Collins e Tony Thompson na bateria. Page, Plant e Jones, assim como John Bonham, filho de Jason, tocaram no aniversário de 40 anos da Atlantic Records em 14 de Maio de 1988, fechando o show de 12 horas. Em 1990, um show em Knebworth para ajudar o Nordoff-Robbins Music Therapy Centre e a Escola Britânica de Artes Cênicas e Tecnologia viu inesperadamente Plant se juntar a Page para executar "Misty Mountain Hop","Wearing and Tearing" e "Rock and Roll".


Em 1994, Page reúne-se com Plant para um penúltimo desempenho no MTV's "Unplugged". O especial de 90 minutos, apelidado de Unledded , estreou com a maior audiência na história da MTV. Em outubro do mesmo ano, a sessão foi lançado como o CD No Quarter: Jimmy Page e Robert Plant Unledded, e em 2004 como o DVD No Quarter Unledded. Após uma bem sucedida turnê meados dos anos 90 para apoiar altamente No Quarter, Page e Plant gravaram, em 1998, Walking into Clarksdale.

Desde 1990, Page foi fortemente envolvido na remasterização de todo os cds dos Led Zeppelin e está atualmente participando de diversos shows beneficentes e de caridade, especialmente os de Acção para Crianças do Brasil Trust(ABC Trust), fundado pela sua esposa Jimena Gomez-Paratcha em 1998. No mesmo ano, Page tocava guitarra para o rapper e produtor Puff Daddy música é "Come with Me", com amostras da  música " Kashmir "e foi incluída na trilha sonora de Godzilla. Em outubro de 1999, Page fez parceria com The Black Crowes, para um desempenho de duas noites do material do Led Zeppelin, blues antigos e clássicos do rock. O concerto foi gravado e lançado como um álbum duplo ao vivo, Live at the Greek em 2000.

[Continua]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...