sexta-feira, novembro 04, 2011

Melodia Estridente - Helloween

Nada melhor para homenagear o Halloween do que falar de uma das bandas pioneiras do power metal, Helloween, não acham?

Fundada em Hamburg, Alemanhã, no ano de 1984 por Kai Hansen no vocal e guitarra, Michael Weikath na guitarra, Markus Grosskopf no baixo e Ingo Schwichtenberg na bateria, membros das antigas bandas Iron Fist e Powerfool. E, apesar de uma dos grandes nomes do power metal, seu primeiro EP (Helloween) e álbum (Walls Of Jericho) lançado em 1985 foram no mais puro heavy metal.

Na turnê do WOJ, Kai teve dificuldades de cantar e tocar guitarra ao mesmo tempo, assim a banda procurou um novo vocalista encontrando Michael Kiske com 18 anos de idade, na época na banda Ill Prophecy. Kai ficou apenas na guitarra e dando apoio como back. Com um novo vocalista a banda partiu para as gravações de um novo cd, Keeper Of The Seven Keys Part I em 1987, resultando na continuação do trabalho ano seguinte com Keeper Of The Seven Keys Part II. Ambos os dois álbuns marcam a transição da banda para o power metal e alimento o movimento do estilo pela Europa.

Inesperadamente, Kai deixa a banda após a turnê devido a conflitos internos, problemas com a Noise International e insatisfações. Em seu lugar entrou Roland Grapow, membro formador do Rampage. Enfrentando vários problemas a banda passou por um boato de separação até que lançaram Pink Bubbles Go Ape por um novo contrato de gravação. Um álbum menos pesado e que foi duramente criticado além de obter o sucesso de vendas desejado, aumentando as tensões entre a banda.


Em 1993, lançaram outro álbum, Chameleon, com influências próximas ao anterior tendo mais pegada instrumental, mas também não teve um bom resultado. Com as tensões a banda se dividiu em 3: Kiske e Ingo de um lado, Weikath e Roland de outro, e Markus tentando propôr a paz no grupo. Assim a banda começou a se desfazer, Ingo adoeceu devido à drogas e problemas mentais, sendo despedido e reposto por Ritchie Abdel-Nabi em turnê. E pelas brigas, Weikath recusava-se a continuar trabalhando com Kiske, resultando na saída de Kiske. Pra piorar, Ritchie não conseguia acompanhar a bateria de Ingo, então que o Helloween se encontrava sem vocal, sem bateria e sem contrato com gravadora.

Ano seguinte a banda retorna com Andi Deris, membro fundador do Pink Cream 69, como frontman e Uli Kusch, do Gamma Ray, na bateria. Com a nova formação e um contrato com a Castle Communications, lançaram o álbum Master Of The Rings. Logo em seguida ocorre o trágico suicídio de Ingo Schwichtenberg que pulou em frente a um trem em Hamburg. Como dedicação a sua memória, a banda lançou The Time Of The Oath que trouxe o Helloween de volta entre as maiores bandas da Europa.


Em 1998, lançaram Better Than Raw, um dos álbuns mais pesados da banda desde o 1º e também um álbum recheado de grandes covers, Metal Jukebox. Entrando nos anos 2000, veio o álbum The Dark Ride, mais experimental e sombrio que os demais, porém logo após a turnê Roland e Uli se desvincularam da banda, alguns dizem que foi porque estavam dando mais atenção ao Masterplan do que ao Helloween; outros porque os dois queria seguir a linha do último cd, porém não era da vontade de Weikath que para evitar outra situação como a de Kiske decidiu despedir-los. Em seus lugares entraram o guitarrista Sascha Gerstner (ex-Freedom Call e Neumond) e o baterista Mark Cross (ex-Metalium, Kingdom Come, At Vance e Firewind).

Com os substitutos veio um novo álbum em 2003, Rabbit Don't Come Easy, porém Cross não pode terminá-lo devido à mononucleose, para terminar o trabalho foi chamado Mikkey Dee do Motorhead e, logo em seguida, Stefan Schwarzmann (ex-Running Wild e Accept) entrou na bateria.

Passaram-se 2 anos e uma nova mudança ocorre, Stefan não estava satisfeito com o caminho musical que se encontrava, saindo então da banda. Em seu lugar entrou Dani Löbe (ex-Rawhead Rexx), gravando o álbum Keeper Of The Seven Keys - The Legacy tendo um bom retorno do público. Seguindo no sucesso, após a última turnê a banda foi gravar Gambling With The Devil, lançado em 2007, este ganhou grande repercursão sendo considerado um dos melhores álbuns da banda com Deris na formação e também um dos mais pesados.


Em 2009, o Helloween lançou Unarmed - Best Of 25th Anniversary no Japão, uma compilação com 10 clássicos da banda regravados em diferentes estilos musicais. Em maio de 2010 anunciaram a gravação de mais um álbum que seria o mais rápido e pesado de todos, disto surgiu 7 Sinners que também aproveitou a onda sucesso da banda. Eles anunciaram que após a turnê européia entrariam em estúdio para mais um grande álbum, sendo lançado ano que vem. Mais um sucesso?

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...