sexta-feira, março 04, 2011

Legends Biography - Jimmy Page Pt.I

Agora com vocês a sessão biográfica do blog, e de inauguração começaremos com um dos maiores nomes do rock: Jimmy Page.

Inglaterra, Helston (subúrbio ao norte de Londres), dia 9 de Janeiro de 1944 nasce Page que não tem ideia do que será capaz de fazer anos a frente. Filho de James e Patricia Page, Jimmy ganhou sua primeira guitarra em 1952 logo após se mudar com sua família para Feltham e depois para Epsom. Recebeu suas primeiras noções do instrumento com 12 anos de algumas aulas nos arredores de Kingston mas adquiriu seu verdadeiro talento musical por mérito próprio.

Entre suas influências, dois guitarristas de rockabilly foram destaques, Scotty Moore e James Burton, e ambos tocaram em gravações de Elvis Presley, mas o que lhe deu aquela emoção de querer tocar guitarra era ouvir "Baby Let's Play House" de Elvis. Seu gosto também abrangia o folk acústico particularmente de Bert Jansch e John Renbourn, o blues de Elmore James e B.B. King, e o skiffle britânico.

Aos 13 anos, Jimmy Page entrou no show de talentos Huw Wheldon's All Your Own Talent como parte de um quarteto de skiffle, programa que foi ao ar na BBC. Ao ser entrevistado por Wheldon sobre o que queria fazer depois do colégio, Page diz que gostaria de trabalhar em pesquisa biológica para achar a cura do câncer. Tanto que chegou a trabalhar em laboratório mas a paixão pela música o fez mudar seus planos.



De início passou por dificuldades em encontrar outros músicos para tocar em conjunto, mas depois de um tempo foi convidado por Neil Christian para juntar-se a sua banda The Crusaders. E por dois anos, Jimmy Page saiu em shows com Neil chegando a gravar o single "The Road to Love" em 1962, mas devido a uma febre glandular, Page não pôde continuar com o grupo e enquanto se recuperava se dedicou a uma outra paixão, pintura estudando na Sutton Art College, Surrey.

Page custuma participar de jams no palco do The Marquee ao lado de bandas como Cyril Davies 'All Stars, Alexis Korner's Blues Incorporated e dos guitarristas Jeff Beck e Erick Clapton. Até que em uma noite foi flagrado por John Gibb of Brian Howard & The Silhouettes que queria Page participando na gravação de alguns singles pela Columbia Graphophone Company. Mas foi por um convite de Mike Leander da Decca Records que Page começou a trabalhar regularmente como músico de estúdio, onde ficou conhecido como Little Jim para não haver confusão com outro Jimmy, Big Jim Sullivan.

Sua primeira sessão para o selo foi "Diamonds" de Jet Harris e Tony Meehan que chegou a número um na parada dos singles de 1963, desde então Jimmy Page foi a primeira opção para diversas outras gravações de  artistas e bandas como Van Morrison, Rolling Stones, Nashville Teens, Marianne Faithfull, The Who, The Kink, entre outros.

Em 1965, foi contratado pela revista Rolling Stones para atuar como produtor, o que lhe permitiu produzir faixas de John Mayall, Chris Farlowe, Eric Clapton, etc, além de outras muitas parcerias e sessões de estúdio, compondo e tocando músicas com grandes nomes da época. Tempos depois, Page decidi-se em sair do ramo de músico de estúdio, afirma que ele precisa de experiências e desafios mais evoluídos e que seu tempo nos estúdio o ensinou muita coisa.

[Continua]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...